PROJETOS:LIXO

PROJETO: LIXO É ARTE

Conscientizar os alunos dos danos que muitos materiais causam no solo e nos rios, bem como realizar a prática artística através da reciclagem.

HENRIQUE

HENRIQUE

1º momento: roda de conversas sobre os lixos produzidos nos lares e seus destinos. Apresentação de gráficos sobre a quantidade de lixo produzidos diariamente, mensalmente e anualmente pelas pessoas.Solicitação de pesquisas realizadas ao tempo que alguns lixos demoram para se decompor no meio ambiente.

2º momento: socialização das pesquisas e montagem de um mural na sala de aula.Conscientização da limpeza do ambiente que convivemos diariamente.Observar o tipo de lixo mais produzido,  por eles.

3º momento: Leitura e reflexão do poema de Manuel Bandeira “O bicho”.

4º momento: Os alunos escolheram um tipo de lixo (garrafa pet, fósforo, rótulo e etc. ) e produziram uma arte que representassem uma temática.

5º momento: socialização das artes e socialização no pátio da escola.

Obs: Esse projeto foi realizado em 2007 , portanto tenho apenas essa imagem nos meus arquivos, mas foram criados trabalhos ótimos principalmente com tampinhas de garrafas.

PROJETO: BORBOLETAS

1º momento: Leitura de textos em roda de leitura sobre a decomposição de algumas matérias e seus prejuízos para o solo. Solicitação para colheta de garrafas pets.

2º momento:Leitura do poema  As borboletas de Vinicius de Moraes para parodiar de acordo com o tema trabalhado no momento anterior.

3º momento: Correção ortográfica  dos poemas e solicitação para reescrevê-los.

4º momento: Aula prática com orientação prévia sobre como cortar a garrafa pet  e orientação para as confecções das borboletas.

5º momento: Apreciação das garrafas pets e sugestões  para usá-las como decoração do quarto, sala e etc.

P1010118

P1010121

BORBOLETAS

P1010119

P1010116

Obs:Esses projetos podem ser enriquecidos com visitas a aterros sanitários, Cosanpa e entrevistas com moradores dos bairros sobre o lixo produzido diariamente, entre outros.

PROJETO

Fotografia: Um olhar educando

O curso foi ministrado pelo professor Fernando , em 2008 na UFPA , direcionado aos docentes de Artes.No primeiro momento  tivemos a aula teórica sobre imagem (iluminação, perspectiva, profundidade, etc.) e no segundo momento foi realizada  a aula prática.A proposta era que individualmente os alunos com suas câmeras buscassem registrar os acontecimentos do local , pois no dia estava sendo realizada a eleição para reitor da Universidade,  e  resolvi registrar o lixo. No final do curso os alunos apresentaram suas fotos para a turma e análises foram realizadas pelo  professor e alunos.

DSC04607

DSC04609

DSC04616

DSC04611

DSC04625

DSC04636

PROFESSORA SHEILA LUIZA

14 Respostas para “PROJETOS:LIXO”

  1. silvia setembro 8, 2009 às 3:21 pm #

    Sabe ,às vezes, me pergunto como podemos produzir tanto lixo ao longo de um dia mas produzimos e com uma irresponsabilidade enorme não sabemos reciclar ou não nos interessamos vamos largando ao longo da rua das estradas jogando nos rios e pior que temos consciência do que estamos fazendo mas não mudamos vi que na entrada da Leolar ,aqui da cidade nova, tem um local pra se deixar as garrafas pet ótima iniciativa pelo menos estão começando agora falta o que? nós nos juntarmos e levar todos as garrafas ali ,vai ser dificil vamos achar que é trabalhoso mas pense quantas garrafas você que toma todo dia estará tirando da natureza e estará ajudando aquela entidade que tem um fim filantrópico.Não vou fazer campanha pra ela, só gostaria que as pessoas que leem o blog pensassem nisso e levassem lá suas garrafas.

    • sheilaluiza setembro 21, 2009 às 1:06 pm #

      Concordo com vc, pois se cada um fizesse sua parte teríamos um futuro muito melhor para o nosso planeta.Que bom seria se pelo menos 50% da população pensasse assim, pois vemos no cotidiano cada ação absurda da população contra a natureza.Bjo

  2. Aline outubro 10, 2009 às 2:09 pm #

    Tenho aula de Analise ambiental na minha Faculdade… E apresentei esse projeto para minha professora e ela amou. Como sempre seu blog está me ajudando muito profª Sheila. Parabéns.

  3. Maria do Rocio novembro 26, 2009 às 2:39 am #

    Oi Sheila,
    A discussão sobre lixo (resíduos) é fundamental para o Planeta, o grande organismo vivo. Atualmente apresentam-se 5 conceitos básicos sobre o “lixo”, os 5R’s (reflexão, redução, recusa, reaproveitamento e reciclagem). A reciclagem é a última ação, sobretudo, porque é preciso PRECICLAR, ou seja, pensar antes de comprar. As sacolas plásticas distribuídas gratuitamente estão poluindo todos os cantos desta grande “nave”…
    O tema dá bom debate, o projeto se amplia, se renova. Muito bom! Adorei esse cantinho pedagógico, é muito especial a todos.
    Abraços!
    Maria do Rocio

  4. luciana lana maio 2, 2010 às 5:29 pm #

    gostaria de saber passo a passo como foram eitas as borboletas… desde já obrigada… pode ser por e – mail…

  5. kalil lopes julho 30, 2010 às 2:25 am #

    que pena que nossos rios estão cheios de lixo.

  6. Solange Martins junho 2, 2011 às 10:41 pm #

    gostaria de saber passo a passo como foram feitas as borboletas… desde já obrigada… pode ser por e – mail…

  7. Luzilvan Almeida Monteiro agosto 12, 2011 às 7:01 am #

    O lixo só é verdadeiramente considerado um lixo, quando o mesmo não tem nenhuma reutilização para o desenvolvimento sustentável de uma determinada sociedade, que infelizmente ainda vive na eterna ignorância de não saber “coletar o próprio lixo doméstico”.

  8. maiza cotias março 26, 2012 às 5:08 pm #

    as ideias de como trabalhar com o lixo nesse texto são otimas. muito boas.

  9. Sandra Dias março 30, 2012 às 11:07 pm #

    :-)

  10. Maria Cecília abril 5, 2012 às 11:31 pm #

    Adorei as dicas!!!
    Gostaria de saber como foram feitas essas lindas borboletas. Desde já agradeço.
    Parabéns!!
    Maria Cecília

  11. regina rocha maio 2, 2012 às 2:58 pm #

    sou artesã, amo reciclagem, pois já dizia o sábio i cientista; na natureza nada se perde , nada se cria …..tudo se transforma;Lavoasier. seria sábio se seguissenos esses exemplo.

  12. maria Iraci da conceição costa setembro 19, 2012 às 2:31 pm #

    Adorei o projeto e todas as atividades desenvolvidas, gostaria de saber como foi feitas estas lindas borboletas.
    Parabéns pelo seu projeto.

  13. Agostinha Araújo Pereira setembro 3, 2013 às 8:17 pm #

    Ótimas dicas, Agostinha,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: