PROJETO: ARTE INDÍGENA

ESCOLA JONATHAS PONTES ATHIAS

Professora Sheila Luiza

Disciplina: Artes

2ª fase U/4ª fase A e B / 9º ano A

PROJETO : RITUDI ENÁRI
(Significa na linguagem Bororo “Fazer Arte”)

OBJETIVOS GERAIS:

  • Promover uma discussão acerca da diversidade étnica, social e cultural no Brasil.
  • Perceber a formação social de um grupo, seus hábitos e sua integração com o mundo que o cerca. A relação do homem com o seu habitat, com seu grupo, utilizando dos recursos de que dispõe para a sua sobrevivência.
  • Compreender as relações de tempo, espaço e cultura e sua influência na identidade social do povo brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Trazer o grupo para uma reflexão sobre o “diferente” e o “igual”.
  • Levantar questões comportamentais pertinentes à diversidade social e cultural no Brasil.
  • Perceber  que faz parte deste contexto social e que carrega heranças desta diversidade.
  • Visitar aldeias indígenas;
  • Mostrar como os povos indígenas viviam, vivem e como produzem sua arte;
  • Dar ao aluno, a possibilidade de vivenciar e experimentar, as etapas de construção do grafismo indígena de forma a concretizar o estudo e contextualizar a produção artística;
  • Produzir artes indígenas: grafismo do corpo e cerâmica; trançados.

JUSTIFICATIVA

A cultura indígena esta presente no nosso dia a dia, como: na fala, no alimento, entre outros. Está inserido cultura urbana de forma direta e indireta. E é importante que saibamos sobre seu modo de viver, suas tradições, seus hábitos e crenças. Estima-se que atualmente existam cerca de 300 mil índios em território brasileiro, número este que nos faz refletir quando pensamos nos quase 6 milhões que existiam em nosso país antes da chegada dos colonizadores.Segundo os estudos da Escola Vesper:

O encontro de raças caracterizou-se por um grande massacre não só de vidas, mas de uma belíssima cultura. Extinguiu-se línguas, mitos, costumes, conhecimentos, técnicas e artefatos. Sem dúvida um patrimônio cultural que jamais será recuperado. Na realidade podemos afirmar que desde a chegada dos portugueses no Brasil até os dias de hoje, tem havido uma luta constante contra o índio. Luta na qual só existe um ganhador. A vitória é daquele que se julga civilizado.”

Notamos que em certas localidades onde há pouca aproximação e contato com as  tribos, os tribos são enaltecidos. E quando há um grande contato os índios , a sociedade é pouca valorizada, e muitas vezes, desprezada pela sociedade urbana.

Faz-se necessário a compreensão de que os índios abrangem populações muito diferentes entre si, que a categoria não se define somente por oposição aos brancos ou como um grupo homogêneo. É necessário entendê-los e respeitá-los. Suas organizações são diferenciadas  do ponto de vista de costumes, organização, estruturas habitacionais, línguas, porte físico e vários outros aspectos. Enfim é necessário compreender estas diferenças, conhecê-los a fundo para buscar as soluções que garantam sua prosperidade futura e assegurem-lhe o direito de viver de acordo com seus costumes.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1º MOMENTO: Produção textual sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a cultura indígena no Brasil.

2º MOMENTO: Assistir o vídeo sobre  “O povo Brasileiro” de  Darcy Ribeiro para discussão sobre os índios de hoje e ontem.

3º MOMENTO: Leitura do capítulo do livro “História da arte” de Graça Proença e realização das atividades.

4º MOMENTO: Pesquisar no site http://pib.socioambiental.org/pt uma tribo indígena e apresentá-la na próxima aula. Enfatizando grafismo e seus significados.(sugestão:pintar alguém do grupo e explicar o significado da pintura)

5º MOMENTO: Arte indígena: Grafismo corporal e cerâmica; Produção de grafismo em papel A4. Origem da tintura.

6º MOMENTO:  Lendas indígenas: Leitura e representação e produção textual.

7º MOMENTO: Arte indígena: Trançados e tecelagem (vídeo).Teoria e produção em papel americano.

8º MOMENTO: Música e dança indígena .Vídeo  da dança(Se possível produção de coreografia)

9º MOMENTO: Reprodução dos grafismos em telha ou jarros de barro.

10º MOMENTO: Exposição e apresentação na Expoeja.

(Ver possibilidades  de visita à aldeia)

 SUGESTÕES DE PESQUISAS

 Sites

http://www.djweb.com.br/historia/

http://www.indiosonline.org.br/novo/

http://pib.socioambiental.org/pt

 Bibliografia

PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte.Editora: Àtica, São Paulo,2005. 


15 Respostas to “PROJETO: ARTE INDÍGENA”

  1. Nilza Helena Souza de Jesus novembro 14, 2010 at 10:20 pm #

    O público presente na EXPOEJA- Exposição dos trabalhos da Educação de Jovens e Adultos, na noite de sexta-feira (12/11)na Praça Duque de Caxias, pôde apreciar de primeira mão o trabalho sobre Arte Indígena orientado por esta competente educadora. A exposição foi rica, trazendo elementos sobre nossa história e nossa identidade cultural.
    Mais uma vez parabéns Sheila por este trabalho que só abre caminhos para o aluno da EJA despertar a vontade de continuar aprendendo.

    Nilza Helena.

  2. CASSIA REGINA DA SILVA maio 22, 2011 at 6:22 pm #

    PARABENS, SÃO ATRAVES DESTES MESTRES QUE AINDA PUDESSEM
    ACREDITAR NUM FUTURO MELHOR, PARA OS NOSSOS FILHOS.
    QUE DEUS LHE DE SABEDORIA E COMPETENCIAS PARA CONTINUAR A PROGREDIR…
    ABRAÇO DE UMA PROFESSORA QUE LHE TIRA O CHAPÉU…

    RIFAINA /SP

  3. Dettyfert janeiro 20, 2012 at 1:58 pm #

    banme im bot

  4. Joseane fevereiro 7, 2012 at 10:35 pm #

    Profª Sheila,por favor me envie seu email, preciso tirar algumas duvidas!!!!!!!!
    Obrigado
    Joseane

  5. lucia saraiva fevereiro 19, 2012 at 1:36 pm #

    excelente o trabalho desenvolvido,sou assistente social, estou trabalhando na area indigena,gostaria de obter mais informacões sobre a implantacão de oficinas de artesanato.

  6. nobdastrevas fevereiro 21, 2012 at 9:56 am #

    amei seu projeto clareou algumas dúvida que tinha para o meu projeto

  7. Sueli Perez março 6, 2012 at 2:35 am #

    Gostaria de obter informações sobre alguma oficina onde eu pudesse ter acesso a arte indígina e como aprende-la. Obrigada Sueli Perez

  8. erica abril 23, 2012 at 4:03 pm #

    Linda página, com excelentes trabalhos. Você é um exemplo de educadora!

  9. regina rocha maio 2, 2012 at 3:04 pm #

    que maravilha a conscientização, que estão pregando…admiro vcs …………………sucessos

  10. Hellen tenente janeiro 4, 2013 at 10:25 pm #

    Maravilhoso!

  11. luis carlos fevereiro 22, 2013 at 1:14 am #

    estes projetos muito bom

  12. Maria Delvanir Oliveira da Silva abril 12, 2013 at 7:00 pm #

    Parabéns, é um ótimo trabalho, parabéns aos professores e alunos, pois sem eles, seria impossível mostrar tanta criatividade.

  13. Ana Paula silva Wapichana agosto 30, 2013 at 1:45 pm #

    faço um trabalho desse tipo aqui na minha maloca, muito dez!!!!!!!!!!!!!!

  14. jane cruz setembro 7, 2013 at 1:00 am #

    Muito bom poca pessoas falam sobre os trabalhos dos índios

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