O ensino e uso da Língua Portuguesa

14 maio

Temos o ensino de Língua Portuguesa destinada a preparar o indivíduo para lidar com a linguagem em suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, pois o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento. Mas , não é bem o que acontece, pois a  escrita e a fala para os brasileiros ,muitas vezes ,são grandes obstáculos. Pois é comum nos depararmos com faixadas de lojas e mesmo até grandes personalidades políticas com grandes desvios em suas comunicações, quanto ao uso correto da língua mãe.

Bem ,se  as escolas fazendo uso como pilar a Gramática Normativa(É aquela que busca a padronização da língua, estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente) nós temos tanto déficit no uso correto  da língua materna , imagine se  tivéssemos como base a Gramática descritiva (Ocupa-se da descrição dos fatos da língua, com o objetivo de investigá-los e não de estabelecer o que é certo ou errado) como ficaria a comunicação dos brasileiros?

Você acha que o grande percentual de deficiência comunicativa (do brasileiro) está no ensino  ou no falante?

2 Respostas to “O ensino e uso da Língua Portuguesa”

  1. Magno R. Barros maio 16, 2011 às 1:40 pm #

    O tema é realmente difícil de apresentar uma definição, porém, uma coisa é certa, o brasileiro fala mal, eu acredito que a “educação formal” deveria cuidar para que o aluno percebesse a aplicabilidade da língua estudada. Vejamos:

    O aluno estuda gerúndio e até tira uma boa nota, ele aprende que os verbos terminam em ANDO, ENDO e INDO, mas, no momento da fala troca isso por ANO, ENO e INO, (NAMORANO, CORRENO, SAINO), o que aconteceu com o que foi apreendido na aula?

    • Emmanuel Jonas P. Barreiro março 5, 2012 às 6:49 pm #

      Como um falante nativo pode falar mal o seu idioma? Pelo contrário, nós não dominamos é a variedade padrão da língua. No entanto, a única solução para modificar tal realidade é o trabalho constante da leitura e da escrita, pois, utilizando essas práticas, os nossos estudantes desenvolverão suas habilidades linguísticas, no que diz respeito à variedade padrão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: