Leitura

PROJETO: Quem conta um conto ganha um ponto e meio

Alunos do 9º ano (8ª série)-

Objetivo geral

Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita do educando.

Objetivos específicos

o   Desenvolver a leitura e produção textual;

o   Motivar o aluno para leitura crítica;

o   Reconhecer os elementos narrativos;

o   Analisar e aprimorar o próprio discurso com uma visão crítica.

Justificativa

Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal.A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1º MOMENTO: Leitura oral, pelos alunos e professora, de diversos contos da literatura infanto-juvenil.

2º MOMENTO: Explicação pela professora sobre gênero textual: Narração (prosa/poesia/música). Características da narração.

3º MOMENTO: Apreciação do filme “A nova Cinderela” e solicitação que assistam também “Para sempre Cinderela” em casa observando as características narrativas.

4º MOMENTO: Leitura dos contos “O bicho de palha” e “Capa de junco” .Um pouco da origem dos contos.Discussão sobre as novas versões dos contos.

5º MOMENTO: Solicitação da produção de uma releitura de um conto. Correção das características da narrativa e estrutura do texto (paragrafação).

6º MOMENTO: Leitura oral dos contos produzidos pelos alunos em roda de leitura e análise da narração.

7º MOMENTO: Reescrita dos contos, corrigindo aspectos gramaticais e o tempo verbal da narração.

8º MOMENTO: Roda de leitura dos contos. Orientação para os títulos dos contos. Recolhimento dos contos para correção final.

9º MOMENTO: Devolução dos contos aos alunos e solicitação que digitem os textos e enviem por e-mail para a professora.

10º MOMENTO: Formatação dos contos para publicação do livro.

11º MOMENTO: Escolha em grupo dos 5 melhores contos para representação teatral nas séries iniciais.Ensaios.

12º MOMENTO: Escolha do nome livro. O “Nossa versão: 39 motivos para você se divertir”

13º MOMENTO: Programação das apresentações.

14º MOMENTO: Exposição dos textos para apreciação no pátio.

15º MOMENTO: Lançamento do livro com coquetel. (Venda dos livros para arrecadar dinheiro para a formatura )

Produto final : Publicação de um livro de contos e Apresentação teatral.

6 Respostas to “Leitura”

  1. elisabeth abril 21, 2011 às 9:51 pm #

    descobri por acaso o seu blog e adorei. parabens.

  2. Maria Lucia Mariani outubro 4, 2011 às 12:13 pm #

    Encontrei por acaso seu trabalho e adorei, parabéns.
    Maria Lúcia

  3. Vaildes dezembro 1, 2011 às 1:38 pm #

    Olá profª Sheila! Seu blog é muito importante e lindo e chama atenção dos visitantes, pela riqueza dos conteúdos postados. Parabéns!!!

  4. Sandra Dias março 30, 2012 às 11:38 pm #

    Oi, profª Sheila! Amei seu blog é muito interessante.Parabéns

  5. NEUSA AP. DE MOUA maio 2, 2012 às 11:51 pm #

    BOA NOITE,SHEILA!
    ADOREI SEU TRABALHO, CONTINUE SEMPRE ASSIM!!!
    ABRAÇO!

    • Gilmara agosto 17, 2012 às 3:12 am #

      Professora gostaria de saber se posso usar seu
      projeto com meus alunos? gostei muito!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: